PORTO VINTAGE

Ordenar por:  
Porto Ramos Pinto Bom Retiro Vintage 2014
Porto Ramos Pinto Quinta do Bom Retiro Vintage 2014
O Ano

O ano de 2014 foi um pouco atípico em relação à média dos últimos 30 anos, com um Inverno ameno, Primavera quente e um Verão particularmente fresco. Ocorreram elevados valores de precipitação sobretudo nos meses de Janeiro, Fevereiro, Julho e Setembro, acompanhados de alguma instabilidade climática verificada no período de Verão, com trovoadas durante os meses de Junho e Julho. As temperaturas moderadas do Verão, sem ondas de calor, noites frescas e com alguma precipitação ocasional proporcionaram às vinhas melhores condições de maturação produzindo mostos equilibrados na relação açúcar/acidez e com boa concentração de polifenois. Na Quinta do Bom Retiro as vinhas velhas foram colhidas quase no final da vindima aproveitando a sua capacidade de adaptação às condições de cada ano. Estas vinhas produziram um vinho de cor intensa, aroma a frutos vermelhos, boa estrutura e uma frescura notável. As demais parcelas utilizadas neste lote produziram vinhos de cor igualmente intensa, um pouco mais florais e frescos.

Vinificação

Pisado a pé, em lagar. A fermentação deste vinho dura entre 4 a 5 dias, produzindo um excelente extrato.

Notas de Prova

Cor rubi, de um vermelho profundo e intenso. No nariz revela um bouquet elegante, predominando aromas de amora madura equilibrado por um perfume floral a lavanda e violetas, pimenta preta e notas balsâmicas. Na boca é fresco e sedutor, cheio de fruta madura como ameixa preta e amora, ligeiras notas de café e algumas sugestões de pinheiro. Os taninos frescos e sedosos acompanham um longo final.

Gastronomia & Conservação

Depois de jantar, acompanha bem queijos tais como Serra, Gorgonzola, Stilton e Cabrales.

Temperatura de consumo entre os 17º e os 18º C. Guardar a garrafa deitada em local fresco, seco e ao abrigo da luz.

Detalhes Técnicos

Castas: Touriga Nacional (50%) | Mistura de castas provenientes de vinhas velhas (25%) | Tinta Barroca (10%) | Sousão (15%)

Teor Alcoólico: 19,40% | Acidez Total: 4,56 dm3 g/l (ácido tartárico) | pH: 3,65 | Grau Baumé: 3 | Açúcares redutores: 95 g/l

75.32€  IVA incluído
Porto DR Vintage 2011
Porto DR Vintage 2011
Produtor: Agri-Roncão Vinícola, Lda

Colheita: 2011

Castas: Touriga Nacional | Touriga Franca | Tinta Roriz | Sousão

Teor Alcoólico: 19,5%

Enólogo: Luís Rodrigues

Notas de Prova

Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga franca, Tinta Roriz e Sousão. Impressionante profundidade de cor e estrutura. Na boca revela-se encorpado, denso com notas de fruta preta, notável persistência aromática, denota grande capacidade de envelhecimento. É um vinho de sobremesa ou de convívio que acompanha queijos de qualidade.

51.25€  IVA incluído
Por página      1 - 2 de 2
  • 1